terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Deus e a Natureza

...
Veronica Bottega Branco


 
O homem ser pensante ao refletir e experimentar as ciências biológicas, através da biogênese, que explica a origem da vida, partindo do principio: vida gera vida.
.
É conhecedor das condições habitáveis do planeta terra há milhões de anos, pelo mundo animal, o qual estamos incluído.
.
No mundo animado, destaca-se o ser humano, como ser racional privilegiado de poderes criativos, possuidor de raciocínio, espiritualidade e socialmente desenvolvido.
.
O Planeta terra pertence ao universo sendo fruto de um ser que é Deus arquiteto, que idealizou e criou a mais bela arte divina, que é a vida de todos os seres e seus habitares com uma perfeição transcendente, cheia de riquezas exuberantes e fantásticas.
.
Deus nos fala através da natureza, ao revelar diversos fenômenos, tornando o ser humano impotente e sem respostas diante da complexidade universal.
.
O planeta terra, o qual é considerado nossa casa, lugar habitável que nos acolhe dando todos os benefícios conforme as leis naturais e espirituais do universo, espera a contribuição e compreensão dos seus valores.
.
A perfeição do universo está nas fontes de energias geradoras de forças vivas ao beneficiar o ser humano com a capacidade e a arte de transformar e criar novas tecnologias em beneficio da natureza.
.
O homem tem a responsabilidade de cuidar e manter em equilíbrio a biodiversidade e as fontes geradoras de vida.
.
O ser humano ao usar a liberdade de criar e transformar os bens naturais em outros bens, para seu próprio benefício, traz consigo o dever intrínseco de não transgredir as leis naturais e não destruir as fontes de energias geradoras de vida.
.
A importância de uma reflexão de cada indivíduo desta terra é básica para a sobrevivência do planeta e seus habitantes no futuro.
.
A humanidade esta sentindo o desgaste e o desiquilíbrio dos bens naturais, tornando o planeta uma fonte geradora de doenças por motivos de acúmulos de resíduos de consumo tornando o ambiente insuportável para a vida e a biodiversidade.
. .
É uma urgente necessidade, que o mundo acorde enquanto ainda temos a esperança de ver a natureza triunfar sobre o abuso desproporcional e desleal com o meio ambiente, no qual certos setores indiscriminadamente comercializam produtos químicos, tornando abusivo o uso e contaminando todas as fontes geradoras de vida em nosso planeta.
.
A maior violência contra a obra do criador está no anúncio inconsciente de divulgação nos meios de comunicação, de que a água será o maior negócio do futuro.
.
É um desrespeito a humanidade ouvir tais sacrilégios, quando habitantes do planeta usam e abusam de uma obra superior transgredindo os setores mais importantes da natureza, para obter lucros indevidos, invadindo e explorando a natureza em benefícios próprios e sacrifício do universo em geral.
.
O progresso faz parte da vida humana, quando é desenvolvido com equilíbrio, respeito e amor às leis naturais, de modo que proporcione o beneficio social e econômico sem prejuízo ao desenvolvimento natural.
.
A criatividade das pessoas e o uso de forma inteligente na construção de um mundo melhor tendo como base o respeito as leis naturais é uma questão de sabedoria.
.
O homem, ser gerado pelo amor tem o dever de restabelecer o equilíbrio do plano divino na terra em beneficio da vida.
.
        A população não pode aceitar leis, que limite o acesso aos bens universais da criação divina, como: terra, água, ar, sol, permitindo a livre circulação e o uso dos bens naturais para os benefícios da humanidade em geral.
.
A espécie humana não diferencia um do outro; as diferenças são criadas pela individualidade e preconceitos humanos.
 
 

Visite o blog da NaturVIDAS: Deus e a Natureza 
 


 

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Histórico do Círculo de Escritores de Ijuí - Letra Fora da Gaveta


                                                        
                                Marli Meiger Siekierski

 

 

No dia 5 de outubro de 2004 foi realizada a primeira reunião no SESC contando com as presenças escritores e ou pessoas que gostam de escrever, entre elas Elisângela Pires, promotora Cultural de Eventos do SESC, Hilda Pinton,  Maria Helena Zancan Frantz, Marli Meiger Siekierski, Tania Schaab, Teobaldo Branco e Verônica Bottega Branco. Na oportunidade Hilda Pinton apresentou um poema de sua autoria.

Uma semana depois, no dia 13 de outubro, nova reunião. Na oportunidade passaram a fazer parte do grupo de escritores a professora Helena Boniatti e o jornalista e escritor Ademar Campos Bindé. Neste  dia foram sugeridos os nomes para a associação dos escritores de Ijuí . As sugestões foram: “Artesãos da Palavra”, “Oficina de Letras”, Grêmio de Letras e “Letra Fora da Gaveta”. Posto em votação, o nome sugerido por Maria Helena Zancan Frantz foi escolhido para representar os escritores de Ijuí, trata-se de Letra Fora da Gaveta e que mais tarde passou a chamar-se Circulo de Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta, representado pela sigla CEILFG.

Na oportunidade foi formada a comissão provisória da associação dos escritores e que ficou assim constituída:  Coordenação: Marli Terezinha Meiger Siekierski, Maria Helena Zancan Frantz, Elisângela Pires, Hilda Maria Pinton, Teobaldo Branco, Tania Schaab e Ademar Campos Bindé.

Nas reuniões que se seguiram novos membros foram acolhidos no círculo de escritores: Mario Anacleto Ruschel, Waldir Dobler, Gilberto Pasquali, Cristiano Gonçalves, e Cusatódio Bernardo Bandeira (25-11-2004); Onira Capsa, Danilo Lazzarotto (22-10-2004); Lauri Busssler e Valdimiro Seidenfus (6-12-2004).

No dia 10 de junho de 2005 em assembléia geral extraordinária foram aprovados os estatutos da entidade e eleita a primeira diretoria tendo por presidente: Marli Terezinha Meiger Siekierski; vice-presidente: Mario Anacleto Ruschel; secretário: Teobaldo Branco: vice-secretário: Onira Baiotto Capsa; tesoureiro: Ademar Campos Bindé; vice-tesoureiro: Waldir Dobler. Conselho Fiscal Maria Helena Zancan Frantz, Lauri Busler, Danilo Lazzaroto e suplentes Helena Maria Boniatti, Verônica Bottega Branco e Valdimiro Seidenfus.

Em 2005 ingressaram os sócios Juarez Foletto (10-06); Marcos Magnus Mendonça(15-06);  Albina Bandeira Marquioro(22-04); Zefira Joana Gheller de Souza e Giovano Campestrini(09-09); Lisiane Meller Gonçalves, Marli Hocevar, Morgana Barone e Sandra Boger (27-10);

No ano de 2006 ingressou Lilian Marion Smidt(27-07); Vicente Zancan Frantz; Coronel Thomaz de Aquino Moraes (27-10).

Maria Eli Braga Manrich (27-04-2007); Americo Piovesan (30-08). No dia 30 de agosto de 2007 eleição da nova diretoria sendo  Marli Terezinha Meiger Siekierski reeleita para a gestão 2007-2009.

Rosa Maria Schmitt(27-04-2008) e Daiana Dal Ros (26-11-2008) ingressaram no Círculo dos Escritores de Ijuí.

Sandro dos Santos 30-04-2009 e Claudio Rogerio Trindade 30-07-2009. No dia 24 de setembro de 2009 eleita a diretoria gestão 2009-2011, sendo eleito Presidente Teobaldo Branco.

No dia 30 de agosto de 2011  Teobaldo Branco foi reeleito presidente gestão 2011-2013. Neste dia ingressou o novo sócio Evaldo Berwig.

Na reunião mensal de 25-04-2012  o círculo passou a contar com a associada Magali Gislene.

No dia 24 de abril de 2013 foi eleito presidente Ademar Campos Bindé. No dia 29  de maio de 2013 ingressaram como novos s do Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta João Renato Toniazzo e Sueli Eckhoff Diemer e no dia 25 de setembro passou a fazer parte do Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta Luis Carlos Dias de Jesus.

Nestes 9 anos de atuação, mais de 60 obras literárias foram produzidas pelos integrantes do Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta. Visitas às escolas, palestras, seminários e eventos literários contaram com a presença dos circulo de escritores. Poema no Ônibus foi uma iniciativa dos escritores que com a autorização e apoio, inicialmente do Circulo de Orquidófilos e Ijuí e Empresa Medianeira na primeira edição quando dezenas de poemas passaram a ser lidos pelos ocupantes das linhas de Ônibus da Empresa medianeira de Ijuí. A segunda edição dos Poemas no ônibus contou com incentivo e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí através da Vereadora Helena Stum Marder. A terceira edição está sendo organizada pelo Presidente do Círculo Sr Ademar Campos Bindé  e os escritores Cláudio Rogério Trindade e Juarez Folletto. Além disso, cabe destacar que o Círculo de Escritores de Ijuí participou de todas as feiras de livros promovidas pelo SESC e Prefeitura Municipal de Ijuí se fazendo presente, conversando com as pessoas, promovendo “roda da poesia”, lançamento de livros e exposição das obras produzidas pelos integrantes do mesmo. Além disso, também foram editados livros de forma coletiva, tais como:

 

Mosaico em Prosa e Verso (2005)

Letra Fora  da Gaveta (2007)

Letras e Palavras (2008)

Caminhos (2009)

Voo livre (2010)

Portas Abertas (2011)

Espelho da Alma (2012)

Na Feira de Livros de 2013 será lançado a obra coletiva Despertar da Primavera.

O Círculo de Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta tem como objetivo valorizar e divulgar a obra do escritor local e regional.

Seus integrantes participam de eventos culturais, interagindo com os leitores, contribuindo desta forma para a formação de uma sociedade leitora, através do estímulo e da prática da leitura.

Os escritores convidam as escolas, alunos e público em geral para visitar a barraca do Círculo de Escritores que estará na Praça da República durante as Feiras de Livros do SESC e Município de Ijuí.

Aproveitam para cumprimentar o escritor Claudio Rogério Trindade, Patrono da Feira de Livros 2013.
 
000

domingo, 3 de novembro de 2013

Feira de histórias inicia-se na quarta-feira

 
* Artigo publicado no Jornal da Manhã, SÁBADO E DOMINGO,
   2 E 3 DE NOVEMBRO DE 2013 - Caderno 2
 
 
Uma programação cheia de atrações aguarda quem
visitar a Praça da República de 6 a 10 de novembro de 2013.
 
 
 
 
 
 
 

- o -  
 

.O escritor Dilan Camargo fará palestra no dia 8, no Anfiteatro  
 
 



 - o -

terça-feira, 29 de outubro de 2013

XXIV Feira do Livro Infantil do Sesc e XXI Feira do Livro de Ijuí será em novembro

Feiras acontecem entre os dias 06 a 10 de novembro na Praça da República.


Ter, 29 de outubro de 2013










A XXIV Feira do Livro Infantil do Sesc e XXI Feira do Livro de Ijuí 
acontecem entre os dias 06 a 10 de novembro de 2013 na Praça da República.


Neste ano o patrono é Claudio Rogério Trindade e o tema a ser desenvolvido será sobre os 100 anos de vida e obra de Vinícius de Moraes ‘Ali logo em frente... o futuro está’.

Durante os dias acontecerão atividades permanentes das 8 horas às 22 horas, como comercialização de livros, Mostra de Trabalhos e Projetos Pedagógicos das Escolas, Arrecadação de livros de literatura para doação às entidades carentes e o Projeto Rádio na Escola.

O evento ainda conta com programações específicas a cada dia que envolve apresentações artísticas, palestras, workshop, mostras, entre outros.

Veja programação completa:

Atividades permanentes:

Horário: 08h às 22h

*Comercialização de livros
Local: Espaço dos Livreiros

*Mostra de Trabalhos e Projetos Pedagógicos das Escolas
Local: Espaço SMED e 36ª CRE

*Arrecadação de livros de literatura para doação às entidades carentes
Local: Espaço do SESC

*Projeto Rádio na Escola
DIA 06/11 – Rádio Mandio - IMEAB
DIA 07/11 – Rádio Atitude – Escola Municipal Soares de Barros  
DIA 08/11 – Rádio Jopovi – Escola Municipal Joaquim Porto Villanova
DIA 09/11 – Rádio Geraldão - Escola Estadual São Geraldo 

Programação diária:

Dia 06/11
9h Abertura oficial

9h30 Espetáculo  "O maravilhoso show de variedades da Família Gentil"
Teatro Luz e Cena
Indicação etária: livre
Local: Anfiteatro

14h Oficina de fotografia
E.M.E.F. Thomé de Souza
Professor Paulo Ernesto Scortegagna
Local: Espaço do SESC

14h30 Espetáculo "O maravilhoso show de variedades da Família Gentil"
Teatro Luz e Cena
Indicação etária: livre
Local: Anfiteatro

16h15 às 17h
Mostra de Educação: Apresentações Artísticas das Escolas
Local: Anfiteatro

16h15 Danças Folclóricas
E.E.E.M. Modelo
Local: Anfiteatro

16h30 Espetáculo da Dança
E.E.E.M. Joceli Correa de Jóia
Local- Anfiteatro

16h45 Concerto Musical 
E.E.E.M. Joceli Correa de Joia - Projeto Mais Educação
Local: Anfiteatro



19h Mostra de Educação: Musical: ”A Arca de Noé” – Obra de Vinícius de Moraes
Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Eugênio Ernesto Storch
Local: Anfiteatro

Dia 07/11
8h30 Oficina de percussão com o Grupo Pangeia 
Local: Espaço do SESC
40 alunos – Idade: 08 a 13 anos da rede pública e entidades carentes

8h30 às 17h
Mostra de Educação: Apresentações Artísticas das Escolas
Local: Anfiteatro

08h30 Espetáculo de Dança
E.M. E. F. Joaquim Porto VillaNova
Local: Anfiteatro

9h Oficina de Confecção de Máscara para Teatro
Ministrante: Alberto Rodrigues Professor e Diretor dos Grupos de Teatro da Unijuí, Maturidade Ativa (Ijuí) e Proart Produções Artísticas (Santa Maria).
Local: Espaço do SESC
20 alunos – Idade mínima: 08 anos

9h Animação Cultural e Hora do Conto da Obra de Vinícius de Moraes  
Grupo de Teatro Só Alegria apoiado pela Fundação Cultural
Local: Espaço da Fundação Cultural

9h15 Espetáculo Musical “Paródia da Música Querência Amada”
Projeto de Leitura Lendas do Sul- O Curupira
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental - E.E.E.F. Madre Stanislá
Local: Anfiteatro

9h30- Apresentação de Dança- A Linda Rosa Juvenil-
Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental E.E.E.F. Madre Stanislá
Coordenação da professora Mara Gonçalves da Silva
Local: Anfiteatro

10h Espetáculo de Dança
Anos Finais do IMEAB
Professora responsável Marina
Local: Anfiteatro

10h30 Apresentação Grupo Pangeia e percussionistas
Local: Anfiteatro

14h Espetáculo de Dança
Educação Infantil e Anos Iniciais do IMEAB
Professora responsável Denise
Local: Anfiteatro

14h Oficina de percussão com o Grupo Pangeia 
Local: Espaço do SESC
40 alunos – Idade: 08 a 13 anos da rede pública e entidades carentes  

14h30 Oficina de Confecção de Máscara para Teatro
Ministrante: Alberto Rodrigues Professor e Diretor dos Grupos de Teatro da Unijuí, Maturidade Ativa (Ijuí) e Proart Produções Artísticas (Santa Maria).
Local: Espaço do Sesc
20 alunos - Idade mínima: 08 anos

14h30 Mostra Literária
Associação Artística e Literária A Palavra do Século XXI - ALPAS 21
Local: Espaço do Patrono

15h Espetáculo de Música - Grupo de Flautas
E.E.E.F. Luiz Fogliatto
Local: Anfiteatro

15h30 Animação Cultural e Hora do Conto da Obra de Vinícius de Moraes
Grupo de Teatro Só Alegria apoiado pela Fundação Cultural
Local: Espaço da Fundação Cultural

16h Apresentação Grupo Pangeia e percussionistas
Local: Anfiteatro

Dia 08/11
8h30 Animação cultural e Hora do Conto - Grupo de Teatro Maturidade Ativa  
Local: Anfiteatro

9h Esquete Centro de Arte Professor Pardal
Local: Anfiteatro

9h30 Palestra com o escritor Dilan Camargo
Sessão de autógrafo
Local: Anfiteatro

10h Oficina de Artesanato
Local: Espaço do SESC
20 alunos - Idade: 07 a 10 anos

10h30 Mostra de Educação: Apresentações Artísticas das Escolas
Local: Anfiteatro

10h30 Apresentação “Música Eu sou o Rio Grande”
E.E.E.F São João Batista
Coordenação Marciane Dal Forno, Jocimar Bronzatti, Caroline Vione e Evanira Gabbi
Local: Anfiteatro

10h45 Apresentação Musical
E.E.E.F. Souza Lobo
Local: Anfiteatro


14h Workshop: Ação Pedagógica – Projeto Janela Gaúcha
Público-alvo: educadores
Local: Salão Farroupilha

13h30 Animação cultural e Hora do Conto - Grupo de Teatro Maturidade Ativa 
Local: Anfiteatro

14h Esquete Centro de Arte Professor Pardal
Local: Anfiteatro

14h30 Palestra com o escritor Dilan Camargo
Sessão de autógrafo
Local: Anfiteatro

15h Oficina de Artesanato
Local: Espaço do SESC
20 alunos - Idade: 07 a 10 anos


15h30 Mostra de Educação: Apresentações Artísticas das Escolas
Local: Anfiteatro

15h30 Espetáculo de Música
Educação Infantil Anos Iniciais do IMEAB
Professora responsável: Raquel
Local: Anfiteatro

15h45 Bandinha de Sucata
E.M. Amazonas
Local: Anfiteatro

16h Espetáculo de Música
E.M. Infantil Alvorada
Local: Anfiteatro

16h15 Performance Teatral Literária
1º Ano do Curso Normal Guilherme Clemente Köehler.
Coordenação da Professora Ana  Luiza Klein Feistel
Local: Espaço 36ªCRE

18h30 Lançamento publicações da SMED
Local: Espaço SMED

20h Cinema de Rua: “Argus Montenegro”
Local: Anfiteatro

Dia 09/11
9h Mostra de Educação: Apresentações Artísticas das Escolas
Local: Anfiteatro

9h às 11h Oficina de pinturinhas (maquiagens infantins)
c/ Lucimar Costa – Proart Produções Artísticas

Local: Espaço do Sesc

9h às 10h
EFA em Poesia
Apresentação dos livros de Poesia do Centro de Educação Básica Francisco de Assis.
Recital e Apresentação de Postagens Literárias 
Local: Espaço do Patrono

9h Esquete e Recital de Poesias
Centro de Arte Professor Pardal
Local: Anfiteatro

10h Premiação do concurso de Poesias com o tema “100 anos de vida e obra de Vinícius de Moraes.”
Local: Anfiteatro

14h Mostra de Educação: Apresentações Artísticas das Escolas
Local: Anfiteatro

16h às 18h Oficina de pinturinhas (maquiagens infantins)
c/ Lucimar Costa – Proart Produções Artísticas
Local: Espaço do Sesc

16h30 Projeto Baú da Leitura
Anos finais do Ensino Fundamental da EFA
Coordenação Professora Rosane Nunes Becker

17h Espetáculo de Dança
Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental da EFA “O LIVRO EM DANÇA”
Coordenação Professora Eduarda Virginia Burckardt
Local: Anfiteatro

18h Lançamento do livro de poesias “Versos Rabiscados em Bilhetes”
de Jonatan Fortunato Idalêncio
Acadêmico de Pedagogia e Assessor de Logística na 36ª CRE de Ijuí
Sessão de autógrafo
Local: Espaço 36ª CRE

19h Lançamento do livro “Despertar da Primavera”
Círculo dos Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta
Local: Espaço do Patrono

20h Cinema de Rua: “A Última Estrada da Praia”
Local: Anfiteatro

Dia 10/11
14h Mateada 
18h Espetáculo "Mas bah tchê, como é grande o meu Rio Grande"
Teatro Luz e Cena
Classificação: livre
Local: Anfiteatro

- See more at: http://www.ijui.com/educacao/54556-xxiv-feira-do-livro-infantil-do-sesc-e-xxi-feira-do-livro-de-ijui-sera-em-novembro.html#sthash.KFhPJbO9.dpuf

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Círculo dos Escritores tem reunião quarta-feira, 30 out 2013

O Círculo dos Escritores de Ijuí “Letra Fora da Gaveta” vai realizar sua reunião mensal nesta quarta-feira, dia 30, em dependências do Clube Ijuí, com início às 20 horas.

Seg, 28 de outubro de 2013


O Círculo dos Escritores de Ijuí “Letra Fora da Gaveta” vai realizar sua reunião mensal nesta quarta-feira, dia 30, em dependências do Clube Ijuí, com início às 20 horas.

Na pauta da reunião o principal assunto a ser tratado diz respeito à participação dos escritores associados nas Feiras do Livro do Sesc e de Ijuí, a ter lugar nos dias 6 a 10 de novembro próximos, na Praça da República.

O presidente da entidade, Ademar Campos Bindé, reitera a importância de que todos os associados se façam, presentes na reunião, não apenas para se inteirar da programação das feiras como para definir critérios a serem observados na exposição de livros produzidos pelos mesmos.

Na reunião também deverão ser tratados outros temas relacionados com as atividades do Círculo dos Escritores e assuntos gerais.


- See more at: http://www.ijui.com/blog-circulo-dos-escritores-de-ijui/54524-circulo-dos-escritores-tem-reuniao-quarta-feira-20-out.html#sthash.YR70Ojgz.dpuf

Poeta ijuiense publica poesias em livro

João Renato Toniazzo publicou poesias no livro Coletânea Transparências através do IV Concurso Literário Nacional Buriti Cronicontos.

.
Seg, 28 de outubro de 2013


.
O poeta ijuiense João Renato Toniazzo 
publicou poesias no Livro Coletânea Transparências 
através do IV Concurso Literário Nacional Buriti Cronicontos.


O concurso tem como objetivo estimular a criação literária em língua portuguesa e ajudar novos autores a publicar suas obras.

Toniazzo já participou de diversos concursos, inclusive em Portugal, tendo poesias publicadas em diversas obras.

O poeta agora está preparando seu primeiro livro que terá poemas românticos.

Ele explica que o livro ainda está em processo de finalização e ainda não possui uma previsão para ser lançado, tendo como tema principal o amor.

Abaixo uma das poesias premiadas e publicadas no livro:

Construtor do amor

Certo dia e vi um lindo João de Barro o grande engenheiro,
Olhando os galhos de uma frondosa e linda arvore,
Observando a localização dos postes mais altos,
Imaginando onde construiria seu ninho

E o Arquiteto do amor voava de La pra Ca,
De arvore em arvore de poste em poste,
Imaginando seu ninho e desenhando sua casinha,

Um dia  certo vi a construtor do amor,
Trabalhando na construção de seu ninho,
Buscava com seu bico pedacinhos de barro,
E com seu bico e sabedoria ia construindo sua casinha,
Seu ninho de amor.

Dava umas paradas pra um descanso,
Cantarolava pra animar sua fêmea,
Em suas lindas canções de amor,

E continuava a construir,
Sua linda casinha de amor,
Um lindo ninho,
Pra cantarolar pro seu amor.

João de Barro, lindo pássaro,
Engenheiro,
Arquiteto,
Construtor,
Pássaro do amor. 

- See more at: http://www.ijui.com/ijui/54505-poeta-ijuiense-publica-poesias-em-livro#sthash.VyjZ0asw.dpuf

Digestão - O Segredo da Saúde


 
 
Digestão

O Segredo da Saúde
Verônica Bottega Branco

- 0 - 

Amar a Natureza É Viver com Saúde

 
 


Amar a Natureza
É viver com Saúde
 
Verônica Bottega Branco
 
- 0 -

O Sistema Contratual do Cartão de Crédito

 
 
 
O Sistema Contratual do Cartão de Crédito
 
Gerson Luiz Carlos Branco
 
(filho de Teobaldo e Verônica Bottega Branco)
 
- 0 -

Função Social dos Contratos

 
Função Social dos Contratos
 
Autor: Gerson Luiz Carlos Branco
 
(filho de Teobaldo e Verônica Bottega Branco)
 
- 0 -

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O primeiro escritor imortal



Por Teobaldo Branco
.

Valdimiro Seidenfuz, escritor e associado do Círculo dos Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta

.
Ter, 22 de outubro de 2013 
                  
Valdimiro Seidenfuz, escritor e associado do
Círculo dos Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta de 1980
 

Valdimiro Seidenfuz, escritor e associado do Círculo dos Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta; deixou a vida para entrar na história da sociedade regional de Ijuí.

Prefácio:

A vida é uma verdade de so­nhos que se contempla em lutar e vencer desafios no dia-a-dia, de for­ma destemida e persistente, seguindo o caminho do bem em busca da realização, numa batalha insistente para vencer uma missão com amor e alegria.

Há momentos em que as pessoas devem fazer balanços sobre a vida diante do tempo, analisar todas as fases do destino para ver o passado, mas poucos pensam em avaliar a própria história percorrida, a maratona da construção de cada espaço durante a existência.

Na morte fica só o exemplo, nada se move, não há julgamentos e nem dor; o futuro apenas pode contar a história da pessoa durante o seu tempo de vida.

A história que sobra é o silêncio, não dá para dizer nada diante da morte.

Finalmente, poucos percebem que o homem nasce dependente e fraco, cresce e conquista o mundo, mas morre pobre, nada leva, este é o enigma predestinado a todos, inevitavelmente.

Na velhice, ao voltar no tempo com reflexões sobre o passado, parece miragem ou ilusão ao olhar os sofrimentos ou os bons frutos que se construiu; o que fica são as ideias e uma história, se for registrada.

A partir deste legado estamos relembrando uma história, a do Valdimiro Seidenfuz.

História

Valdimiro Seidenfuz (16 de julho de 1937 – 17 de outubro de 2013), filho de Theobaldo Seidenfuz e de Maria Emilia Heberle Seidenfuz.


 De 1999 representando a cultura do gaúcho


O passado alimenta muitas histórias das aventuras sobre viagens e sofrimentos, ao cruzarem o oceano em busca de prosperidade e nova vida em terras brasileira.
 
Valdimiro é descendente de imigrantes. Era o filho mais velho de colonizadores, e por esta razão ajudou a mãe criar seus irmãos, pois a doença de seu pai ao tornou-o incapaz. Iniciou trabalhando aos 12 anos de idade no hospital de Augusto Pestana, em serviços gerais, para ajudar a sobrevivência da família.
 
Como ele mesmo diz em uma metáfora de sua obra: “Quando criança ganhei da madrinha um “caramelo”. Na ânsia de aproveitá-lo ao máximo, a balinha desceu goela abaixo. Fiquei chorando pois, não aproveitei nada do doce”.
 
No início da juventude, Valdimiro passou trabalhar alguns anos no moinho Terra de Augusto Pestana, até conseguir sua maioridade. Depois se alistou no exército e foi cumprir sua missão militar e ao completar seu tempo no quartel deu baixa, voltando para Augusto Pestana.
 
Valdimiro, depois do exército, conheceu uma bela moça, a jovem Nelcinda Tabille (03/02/1940), que lhe fez cair de paixão. Ela também lhe entregou seu coração e jun­tos fizeram juramento de amor eterno, casando em 17 de janeiro de 1959, assim partiram na caminhada pela estrada da vida.

 
 
 Casamento de 1959
 
Sem observar muita coisa, eles procuraram preservar com zelo sua sobrevivência. Juntos, na imagem dos seus sonhos, contemplavam as estrelas para admirar e compreender a dimensão infinita do mundo no seu bem viver.
.
Ao nascer o dia, eram despertados pelo descanso e fortalecidos de energias, com alegria e resignação de um ideal e de luta diária no trabalho. To­dos os dias da vida. A perpetuação do amor se consumou quando os filhos nasceram: uma alegria perene da vida.
.
A harmonia da família se configurou com o grande tesouro que são os filhos, de valor imenso e valoroso, sendo o maior patrimônio humano e que imortalizou a sua existência, com a presença de sete filhos; dois homens e cinco mulheres, que resultou no seu legado de nove netos e um bisneto, sendo a senha harmoniosa da segurança, para a felicidade como cidadão e como família.
.
.
  A família de 2009
.
Valdimiro, no início de seu casamento, permaneceu dois anos em Augusto Pestana, para logo transferir-se para a localidade de Barreiro, onde trabalhou na agricultura na terra de sua sogra, durante dois anos.
.
Retornou a Augusto Pestana para trabalhar no serviço de pintor por algum tempo. Em meio ao trabalho e convivência na comunidade, surgiu um negócio, passando a ser autônomo, quando conseguiu ser dono de uma auto elétrica, oficina de sua propriedade.
.
O seu trabalho prosperou e oportunizou outros negócios que levou a uma permuta com uma metalúrgica e nesta realizou importantes serviços aos habitantes de Augusto Pestana.
.
Em 1980 surgiu uma oportunidade de transferir-se para Coronel Barros, onde permaneceu trabalhando por dois anos.
.
Em 1982, ele e família passaram a residir na cidade de Ijuí, com o objetivo de favorecer o estudo dos filhos, onde conseguiu um emprego na prefeitura, no setor das máquinas, e neste emprego permaneceu durante três anos.
 .
 .
Comemoração dos 50 anos de casamento em 2009
 
Saiu da prefeitura de Ijuí em razão de uma proposta, oferta de um contrato especial do Hospital Bom Pastor, aonde permaneceu em atividades de trabalho durante 19 anos. Saiu desse trabalho para a aposentadoria.
.
Valdimiro, proprietário de uma bela casa residencial a Rua Miguel Marques, no Bairro Tomé de Souza, cumpriu sua missão terrena, com a família, até o final, depois partiu.
.
Ficou uma bela história de saudades.
.
Literatura
.
Valdimiro Seidenfuz, em sua caminhada pela literatura, deixou duas obras: Contos e Descontos e Contos que Conto. Ambas as obras são narrativas e relatos de histórias ou estórias, contos e causos do imaginário, mas de vivência cultural, oferecendo ao leitor opções de humor e alegria, visando satirizar comportamentos e valores culturais de época.
 .
 
 Editado em 2005
.
,

 .Editado em 2006
 
 .
Ele era um escritor que tinha um olhar próprio, o seu estilo de expressar o mundo, a sua forma de explorar os mais variados temas humanos, através dos causos de cunho regionalista, fazendo parte da arte de escrever como produção literária.
.
Seu texto literário é simples e profundo, que reflete uma vivência real colocando o leitor ao encontro de alguma passagem aonde vai se identificar. É uma leitura agradável e leve de fácil entendimento, que mexe com o imaginário do leitor de todas idades.
.
Um escritor associado do Círculo dos Escritores de Ijuí que marcou sua presença com seu carinho, com sua alegria, com seu bom humor e sua colaboração com os encargos da entidade.
.
Ele deixa sua marca nas páginas de seu livro.
.
O Círculo vai sentir a sua ausência nas feiras de livros na Praça da República e eventos culturais.
.

 

 . De 2012, final dos tempos.
 
 
 
Memórias
 

.
 

.
.
 Período em que trabalhou no Hospital Bom Pastor – 1992
 
.
 Dados bibliográficos:
.
- Nelcinda Tabille Seidenfuz, esposa de Valdimiro forneceu as informações e imagens para o documentário.
.
Autor da reportagem: - Teobaldo Branco associado do Círculo dos Escritores de Ijuí – Letra Fora da gaveta.
 .
 
- See more at: http://www.ijui.com/blog-circulo-dos-escritores-de-ijui/54274-o-primeiro-escritor-imortal.html#sthash.vD7121yO.dpuf