Fundadores do Círculo dos Escritores de Ijuí - Letra Fora da Gaveta
O Círculo dos Escritores de Ijuí – Letra Fora da Gaveta, foi fundado em 05 de outubro de 2004, uma Associação com sede social e foro jurídico na cidade de Ijuí, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
A entidade tem caráter literário que visa valorizar o escritor como produtor cultural, para criar, divulgar e organizar o desenvolvimento da cultura, sem fins lucrativos e sem distinção, sendo somente sócio/cultural.
O seu objetivo é investir nas pessoas e entidades, dando apoio para o crescimento humano, através do conhecimento; visa também cooperar com campanhas de conscientização ecológica e ética para desenvolver a qualidade de vida das pessoas e da sociedade.
Prima pela contribuição com instituições de educação, entidades beneficentes, eventos e feiras, que buscam a promoção cultural. A função do escritor é imortalizar a história da sociedade do seu tempo, promover experiências e a socialização de valores que defende a educação, o ecossistema e a vida.
Os escritores são pessoas simples que buscam com integridade e ética, através da observação e análise, realizar registros sociais de qualquer tempo histórico.
Cada escritor tem seu estilo de expressar o mundo e cada um explora os mais variados temas humanos, fazendo a mais perfeita arte de escrever como produção literária.
As obras de cada escritor revela o modo particular de ler o mundo, a sua forma de pensar sobre a realidade, bem como a força da pesquisa para resgatar cenas e acontecimentos culturais de outros tempos, com intenção de tirar personagens do anonimato e torná-los real na história.
Os escritores entendem e sabem que o livro foi a maior invenção humana, que revive a cada momento a história da humanidade com plenitude.
Ser escritor
A função de cada escritor é imortalizar fatos sociais no decurso do tempo e espaço histórico em que convive. Para isso deve ter dom da imparcialidade ao opinar; deve saber ler o mundo.
O ser humano indistintamente no seu mundo interior tem dois lados opostos de valores, o eu contraditório; um lado dominante e outro escravo ou alienado. O escritor deve ser transparente, conhecer os dois lados para ser imparcial.
A cultura é a vida real de uma sociedade são os valores do pensamento de cada época. Em Ijuí imaginamos o espírito de convivência entre mais de 12 etnias de países diferentes com culturas diversas.
Sabemos pela vivência, a harmonia em todos os níveis, que Ijuí se destaca entre as comunidades regionais.
A formação da Associação dos Escritores de Ijuí
A pioneira da primeira convocação foi a Marli Meiger Siekerski no ano de 2004. Houve vários encontros no local do SESC, com a presença do Mário Ruchel, Teobaldo Branco, Maria Helena Frantz, Ademar Campos Bindé, Juarez Folletto, Veronica Bottega Branco e outros.
Pessoas incentivadoras: Hilda Pinton, Elisângela Pires e Tânia Schwab.
A primeira ata foi escrita no dia 05 de outubro sendo documento de fundação da entidade.
A denominação de Círculo dos Escritores de Ijuí foi de indicação de Mário Anacleto Ruchel, e o nome Letra Fora da Gaveta foi por sugestão da Maria Helena Frantz, discutido e aprovado.
A pauta dos escritores
As reuniões são realizadas todas as últimas quartas-feiras de cada mês, no horário noturno, 19 horas, no Clube Ijuí, temporariamente, por não possuir sede própria.
Os associados sonham com a aquisição de uma sede própria, através de projetos, para ter a Casa do Escritor, com biblioteca, anfiteatro, administração etc., para desenvolver atividades culturais com condições de registro da história, para imortalizar pessoas, valores e a vida real no contexto de Ijuí, da região e do Brasil.
- 0 -
Publicado no Portal www.ijui.com :